HOME Projetos

Projetos

 

APRESENTAÇÃO

 No Instituto João Paulo II são desenvolvidos diversos projetos que são expostos abaixo:

SCFV CRIANÇA E ADOLESCENTES

Conforme Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, as ações deste serviço são voltadas para a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.

 

 



MAIS DETALHES

Transformando vidas, promovendo direitos!

Projeto Acordes

Projeto que visa desenvolver uma relação com a diversidade cultural brasileira, através da música, adquirindo um posicionamento critico, frente a sua realidade socioeconômica cultural, com capacidade de compreensão e transformação do meio em que vivem.Projeto que visa desenvolver uma relação com a diversidade cultural brasileira, através da música, adquirindo um posicionamento critico, frente a sua realidade socioeconômica cultural, com capacidade de compreensão e transformação do meio em que vivem.

 



MAIS DETALHES

Cantando a diversidade, tocando a realidade!

Projeto Movimentação

É um projeto em parceria com o INATES – Instituto Nacional de Tecnologia Social através do Sorte Mania Sudoeste em Guarapuava/PR, que visa em sua essência utilizar-se da dança para despertar em cada adolescente além do desenvolvimento físico, seu protagonismo, promover a elevação da autoestima, da proatividade, o fortalecimento dos vínculos e assim, dar sentido à vida em busca da construção de um futuro melhor.



MAIS DETALHES

Dançando a favor da vida, construindo um futuro melhor!

Projeto SustentArte

Visa desenvolver habilidades para a confecção e técnicas do trabalho de customização através da transformação de materiais antigos ou usados como matéria prima para criação de novas peças. Despertando a autonomia, criatividade e sensibilizando sobre a importância do cuidado com o meio ambiente, e a prática da cultura da reciclagem.

 



MAIS DETALHES

Cuidando do ambiente, criando moda!

SCFV MULHERES

Realizado em grupos, este serviço tem como objetivo complementar o trabalho social com mulheres (familiares dos atendidos e mulheres da Comunidade) com o intuito de prevenir a ocorrência de situações de risco social. Através desta intervenção social planejada busca-se estimular e orientar os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território.

Portanto, este serviço possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social. (Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, 2013).



MAIS DETALHES

Modificando realidades, empoderando mulheres!

Alinhavando Cidadania

Projeto que utiliza-se do artesanato para promover troca experiências vivenciadas pelas mulheres participantes, buscando alternativas juntamente com a Assistente Social para a efetivação e ampliação dos direitos das mulheres no âmbito familiar e social, buscando o alcance da emancipação, a autonomia e o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.


MAIS DETALHES

Partilhando experiências, fortalecendo vínculos!