HOME Notícias

Notícias

 

Precisamos falar sobre Vida!
Setembro Amarelo - Prevenção ao Suicídio

O dia 10 de setembro se tornou o dia mundial de prevenção do suicídio, aqui no Brasil chamamos essa campanha de Setembro Amarelo. Essa campanha se tornou necessária tendo em vista os altos números de suicídio, no Brasil são registrados em média 13 mil suicídios por ano, e mais de 1 milhão no mundo.

Sabendo da importância sobre o tema, os nossos atendidos tiveram um dia com rodas de conversas, e atividades voltadas a campanha. Nas rodas de conversas os adolescentes debateram sobre o cuidando com a vida, a relevância em falar sobre o suicídio, maneiras que eles podem ajudar a si próprios, os amigos ou familiares, que demonstram sinais de que não estão bem emocionalmente. Em seguida eles fizeram algumas brincadeiras como “telefone sem fio”, com o intuito de mostrar como uma conversa mal entendida pode gerar um grave problema para as pessoas envolvidas. Por último, os adolescentes montaram cartazes de apoio a prevenção do suicídio, que se transformou em um mural aqui do Instituto com palavras de incentivo à vida.

Se você não está se sentindo bem e precisa de alguém para conversar, ligue 188 é uma ligação gratuita para o Centro de Valorização da Vida (CVV). Os telefones não possuem identificador de chamada, os atendentes são todos treinados e nunca irão perguntar o nome da pessoa, esse atendimento é gratuito, sob total sigilo e 24h todos os dias.

Lembre-se sua vida vale muito!

 

Por: Fabiana Cristine Antoniucci de Lima

 

Fontes: Editora Amigos da Natureza Ltda.

https://www.setembroamarelo.com/