HOME Notícias

Notícias

 

“Fazer Tudo por Amor e Nada por força” São Francisco de Sales
Semana Missionária

Durante a semana do dia 10 ao dia 16 de julho aconteceu na cidade de Guarapuava-PR o projeto a AMJ (Animação Missionária Juvenil) é um projeto dos Salesianos de Dom Bosco da Inspetoria São Pio X, localizada em Porto Alegre. As Filhas de Maria Auxiliadora da região sul são convidadas a participarem, esse ano foram disponibilizadas 5 vagas para o Instituto de Ação Social João Paulo II. Ao longo da semana os 100 adolescentes provenientes do Estado do Paraná tiveram a oportunidade de participarem de diversos momentos de reflexão e cultivo pessoal, autoconhecimento, partilhas, visitas, oratórios, missas e muita alegria salesiana.

Os adolescentes também tiveram a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre a vida das FMA e dos SDB e se questionarem sobre a própria vocação. Na parte da manhã depois da oração os adolescentes eram divididos por oficinas onde puderam trabalhar temas como: Projeto de vida, entre outros. Durante a tarde aconteciam as visitas na comunidade e também o oratório, enquanto um grupo ia para a rua o outro ficava conduzindo o oratório com as crianças.

Na parte da noite aconteceu missas nas comunidades, quando não eram realizadas na parte da manhã. Também aconteceram atividades diversas na parte da noite, tais como: momento Mariano, adoração, festa junina e noite vocacional e para encerrar a noite a tradicional boa noite Salesiano. O tema que norteou a AMJ foi a frase de São Francisco de Sales “Fazer Tudo por Amor e Nada por força” ao longo da semana foi possível perceber o amor transbordante no olhar e no sorriso de cada adolescente, cada momento foi repleto do amor de Deus. Acompanhe alguns depoimentos.

 

“A missão para mim foi uma experiência única, na qual teve risadas, choro, música, dança e oração. Eu aprendi muito com famílias e espero que elas tenham aprendido comigo e também ter levado amor, carinho, esperança e um caminho mais próximo de Jesus. E as pessoas que eu convivi durante a semana, na há palavras que possam descrever cada um, cada luz que todos transmitiam e de maneiras diferentes, todos igualmente vão deixar saudade, mas saber que eu tive a honra de conhece-los e participar dessa experiência é gratificante e espero que eu possa fazer isso mais vezes.” Rafaela Monteiro , 17 anos

 

“A missão para mim foi um momento de me reencontrar com Deus, fazia vários dias eu não frequentava as missas, grupos de jovens, Ajs, e tudo mais .Pois eu não me sentia bem no meio de muita gente, era como se algo me incomoda se, fazendo com que o ânimo que eu tinha a animação, fosse se esgotando, algumas semanas antes da missão eu me afastei literalmente de tudo.Mas  Deus enviou uma pessoa maravilhosa, um verdadeiro anjo, que sempre estava ali, me acompanhando, me aconselhando e insistindo sempre me dizendo que eu tinha uma vocação.Os dias foram passando e o dia do início da missão se aproximando, eu não estava nada animada pra ser bem sincera, mas aí o grande dia chegou, ver todo mundo cantando, dançando, me acolhendo com tanta alegria, fez eu me questionar fazendo a seguinte pergunta, por que eu me afastei de Deus? Qual o propósito disso?Essa semana que passou foi a melhor semana que já me aconteceu, cada um tem um espacinho reservado no meu coração, cada missionário com seu jeitinho tímido, outros bem extrovertidos, mas cada um com seu jeitinho especial de ser. Obrigada AMJ2022 por ter se tornado a experiência, mais incrível da minha vida.” Samantha Assunção, 16 anos.

 

A missão para min foi muito boa na parte da comunicação e também fez eu perde a vergonha de se apresentar. Foi legal também ver realidade das pessoas, marcou muito minha vida nunca vou esquecer.” Gustavo Mendes, 16 anos