HOME Notícias

Notícias

 

As crianças na mesa trabalho infantil
Trabalho Infantil

João Melchior Bosco nasceu em Becchi, próximo a Turim, na Itália, no dia 16 de agosto de 1815, filho de Francesco Bosco e de Margherita Occhiena. Naquela época a vida da Europa era muito difícil, pois o continente sofria os resultados de muitos anos de guerra. A fome e a miséria atingiam duramente a população, mais humilde, havia muitos doentes e órfãos. O próprio Joãozinho, ficou órfão aos 2 anos, e sendo de uma família muito pobre, o nosso pequeno precisou trabalhar para ajudar os seus familiares e sobreviver, também precisou sair de casa muito cedo, pois assim teria a chance de estudar e realizar o seu sonho de ser Padre, encontrou pessoas generosas que lhe ajudaram muito, mais isso já outra história e te conto outra hora.

O pequeno Joãozinho cresceu e realizou seu sonho de ser Padre e então passou a ser chamado de Dom Bosco, na época em que ele viveu estava acontecendo a Revolução Industrial, caso você não tenha ouvido falar sobre isso, foi quando começaram a surgir muitas fábricas e máquinas, pois antes da Revolução Industrial , era os agricultores que tinham total domínio do processo de produção. Com a Revolução Industrial os empresários desejavam ganhar mais, o trabalhador era explorado sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca de um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias.

E foi nessa realidade que Dom Bosco tornou-se Padre, ao ver tantas crianças e adolescentes sendo forçados a trabalhar muitas horas, sem as devidas condições, pois muitas vezes eram maltratadas, não tinham o sustendo digno para crescer de maneira saudável, não tinham direito de estudar ou brincar, eram forçados a trabalhar como adultos, como ele próprio viveu muitas dificuldades entendia muito bem o que isso significava.

Foi então que Dom Bosco começou a exigir dos patrões que os direitos dos meninos fossem garantidos, digo meninos, pois naquela época as escolas e atividades de meninos e meninas eram separadas, como já podemos imaginar os patrões não gostaram muito da ideia.

Dom Bosco exigia que os meninos tivessem direito as condições dignas e que pudessem estudar, ele próprio ia em busca de fabricas onde os jovens tivessem todos os seus direitos respeitados.

O nosso querido Dom Bosco, lutou pelos direitos das crianças e adolescentes.

Hoje em dia o trabalho Infantil é proibido por lei, mas infelizmente sabemos que em muitas realidades nossas crianças e adolescentes são obrigadas a trabalhar e em muitos casos deixam de frequentar a escola.

Será que quando você ajuda a sua mãe a fazer algumas coisas leves, como guardar a louça, juntar seus brinquedos e tantas outras coisas que são próprias para uma criança contribuir em casa é trabalho infantil? Não! Isso não é Trabalho Infantil, com essas pequenas contribuições, você está aprendendo a ser responsável, mas você ainda tem os seus direitos garantidos, de brincar, estudar e ser criança.

O trabalho Infantil acontece quando crianças e adolescentes são obrigados a trabalhar muitas horas seguidas, às vezes até de noite, não podem brincar, estudar, deixam de ser crianças. No Brasil o Trabalho Infantil é proibido para quem ainda não completou 16 anos, a partir de 14 anos é permitido apenas como aprendiz, mas só se estiver com os direitos garantidos.

Conforme os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, o Brasil tem mais de 2 milhões de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos trabalhando. Eles trabalham na agricultura, na pecuária, no comércio, nos domicílios, nas ruas, na construção civil, entre outras situações. E infelizmente esta realidade não para de acontecer na vida de muitas crianças e adolescentes no mundo inteiro.

Por este motivo que desde 2002, foi criado pela Organização Internacional do Trabalho, o dia nacional e internacional de combate ao trabalho infantil no dia 12 de Junho. Essa data é uma oportunidade para sensibilizar, informar, debater e dar destaque ao combate a essa violação de direitos de crianças e adolescentes. Assim, precisamos potencializar nossos esforços para acelerar a erradicação do trabalho infantil no Brasil e impedir que Crianças deixem de brincar, estudar e sonhar. O trabalho Infantil é CRIME! DENUNCIE! DISQUE 100!

 

Por: Eudenice Maia e Mariana Maciel